sábado, 6 de agosto de 2011

Grupo de Trabalho "Mística e Construção" lança site na XVII Romaria da Juventude

A partir do ressoar dos pensamentos e trabalhos feitos em conjunto na 30ª ARPJ (Assembleia Regional da Pastoral da Juventude), o Grupo de Trabalho (GT) "Mística e Construção", do Regional Sul I, arregaçou as mangas para estar mais perto das Dioceses e grupos de base. Com o intuito de contribuir com a mística e espiritualidade pastoral, será lançado no próximo domingo (07 de agosto) o hotsite do GT Mística e Construção. O site vai ao ar em comum-união com a 17ª Romaria Estadual, um dos marcos de celebração e vivência de nossa fé.

Clicando no endereço http://misticaeconstrucao.pjsul1.org, os PJoteiros acessarão diversos roteiros de místicas vivenciadas em nossa Regional, Ofícios Divinos da Juventude, leituras orantes da Bíblia, músicas pastorais, celebrações, textos e subsídios que sejam facilitadores para se trabalhar uma espiritualidade libertadora e profética na ação pastoral. Portanto, para que o site do GT seja ferramenta útil para a juventude, é fundamental que as bases de cada canto deste Regional contribuam com dicas e sugestões de roteiros. A ideia é haver uma constante troca de experiências a partir das místicas vivenciadas em reuniões, encontros e demais atividades dos grupos de base, dioceses e sub regiões.

Não perca tempo! Acessa lá!


Paz e Bem!

Chegou o dia: Romaria Estadual da PJ Regional Sul 1

E aê galerinha PJoteira!!!

Faltam poucos momentos para a nossa Vigília da PJ Guarulhos e, logo depois, para a XVII Romaria Estadual da PJ. Esperamos que a ansiedade e a expectativa já estejam se convertendo em entusiasmo PJoteiro...

E para quem ainda é menor de idade, não pode faltar a autorização do responsável. Ela já foi encaminhada por e-mail aos coordenadores, e também está disponível aqui, no link abaixo:

Clique AQUI para baixar o modelo de autorização

Pra mulherada PJoteira, não esquecer o acessório de cor ROXA no cabelo...

Então, até logo menos!

Paz e Bem!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Paz e Bem!

A saudação de Paz e Bem

A saudação franciscana de "Paz e Bem" tem sua origem na descoberta e na vocação do envio dos discípulos, que São Francisco descobriu no Evangelho e, que ele colocou na Regra dos Frades Menores - "o modo de ir pelo mundo". Lucas (10,5) fala na saudação "A paz esteja nesta casa", e Francisco acrescenta que a saudação deve ser dada a todas as pessoas que os frades encontrarem pelo caminho: "O Senhor vos dê a paz". No seu Testamento, Francisco revela que recebeu do Senhor mesmo esta saudação. Portanto, ela faz parte de sua inspiração original de vida: anunciar a paz. Muito antes de São Francisco, o Mestre Rufino (bispo de Assis, na época em que Francisco nasceu), já escrevera um tratado, "De Bono Pacis" - "O Bem da paz" e, que certamente deve ter influenciado a mística da paz na região de Assis. Havia, então, diferentes formas de saudação da paz, entre elas a de "Paz e Bem".

A paz interior como fundamento da paz exterior

Na Legenda dos três companheiros (58), São Francisco dá para seus frades, o significado único para a paz:"A paz que anunciais com a boca, mais deveis tê-la em vossos corações. Ninguém seja por vós provocado à ira ou ao escândalo, mas todos por vossa mansidão sejam levados à paz, a benignidade e à concórdia. Pois é para isso que fomos chamados: para curar os feridos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro". Trata-se da paz do coração que conquistaram. Francisco exorta seus frades a anunciar a paz e a testemunhá-la com doçura, porque este é o único caminho de comunicação para atrair todos os homens para a verdadeira paz, a bondade e a concórdia. A saudação da paz, como primeira palavra que os frades dirigem aos outros, tem o objetivo de abrir os corações à paz, isto é, à força espiritual interior: a paz interior da bem-aventurança e a paz proclamada e dirigida a todos, constituem uma única e mesma realidade.

O Bem da paz - o "Sumo Bem"

Deus Sumo Bem é a experiência fundamental de Francisco, o ponto de partida de sua espiritualidade. Nela se fundamenta a vida franciscana como resposta de amor, configurando o amado ao Amor. Portanto, "Bem" é Deus-Amor, é a caridade. Deus, o Sumo Bem, chamou a todos a participarem do seu Ser, não no sentido de "soma de todos os bens divinos", mas Deus, enquanto "bem único". Por isso, a atitude típica de São Francisco é o êxtase adorante e a decisão de estar sempre a serviço deste Deus; um serviço que nasce da alegria da gratidão. É a atitude que projeta em Deus a completude de si mesmo, que leva a renúncia a tudo, até à posse de Deus. Francisco descobre neste "vazio", a presença de Deus, unicamente como "dom". E é justamente este o sentido da resposta humana, a da conversão ao Bem, ao "Sumo Bem": aceitar Deus como centro absoluto da própria existência, e inserir-se no seu projeto tornando-se seu colaborador. Desta experiência nasce a "doçura", que enche a vida de Francisco, a sua necessidade de entregar tudo a Deus (pobreza), de render-lhe graças e louvá-lo sem cessar. Desta experiência nasce também a confiança de tudo arriscar, sabendo que Deus não o deixará desamparado.

"Paz e Bem" - A paz se constrói pela caridade

Portanto, a saudação franciscana de "Paz e Bem" é um programa de vida, é uma forma evangélica de viver o espírito das bem-aventuranças. Nestas duas 'pequenas' palavras se esconde um dinamismo e uma revocação: saudar alguém com "Paz e Bem" é o mesmo que dizer: o amor de Deus que trago em meu ser, é a mesma pessoa que reconheço nos outros e no mundo e, por causa d'Ele, devemos viver a caridade - o Bem - entre nós. Daí que, a paz só se constrói por meio da caridade (o Bem), porque a caridade é "forte como a morte" (ct 8,6); à qual ninguém resiste e, quando vem, mata o mal que fomos para que sejamos outro bem. A caridade gera a paz. A caridade está na paz assim como o espírito da vida está no corpo. A caridade sozinha mantém firmemente unidos na paz os filhos da Igreja; faltando a caridade, esta paz se dissolve. A caridade vivifica os membros de Cristo, os une e os faz estar em harmonia num só corpo. Ela é como um cabo, em cuja parte superior foi aplicado um gancho que liga a divindade à humanidade, o cordão que o senhor colocou na terra e com o qual ergueu o homem para o céu.


Paz e Bem!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Encontro Diocesano de Comunicação nas Pastorais

No próximo sábado, dia 06/08, acontecerá no Centro Diocesano de Pastorais - CDP Bom Clima o Encontro Diocesano de Comunicação nas Pastorais, organizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom) Diocesana.

Convidamos a todos os membros da Pastoral da Juventude para, junto com as Pastorais do Batismo e Catequese, participar desse evento, que visa melhorar o elo de comunicação da Igreja.


Esperamos você lá!
"Bora" participar galera!

Paz e Bem!

XVII Romaria Estadual da Pastoral da Juventude (Informações)

(Lembrando que a nossa concentração diocesana será a partir das 21 horas do sábado, 06/08, no CDP Bom Clima)


Em sintonia com toda a Igreja do Brasil e toda a Pastoral da Juventude Nacional, propomos a vivência da temática da Campanha da Fraternidade 2011 - “Fraternidade e Vida no Planeta”-, colocando-nos em Marcha pela Paz (em sintonia com a Campanha Contra o Extermínio de Jovens) e por toda a vida no Planeta, ressaltando o papel feminino em todo esse processo (tema central nas atividades nacionais permanentes). Para isso, propomos como Tema da Romaria “Maria, a mulher que gera vida e libertação”, e Lema “Juventude: vida gerada no seio da terra”. Este ano teremos uma novidade, que é um referencial teológico: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).


Onde: Araras/SP
Quando: 07/08/2011
Como chegar: Pela Rodovia Anhanguera, entrada na saída 169
Recepção: Com arrecadação de R$ 2,00 por jovem, a partir das 6:30 horas, em frente à Rodoviária (que fica muito próxima da referida saída 169)
Acolhida: À partir das 7 horas, em frente ao Ginásio Municipal "Nelson Rüegger"
Abertura: Momento mariano às 8 horas (ginásio)
Missa: 08:30 horas (ginásio)
Caminhada: 10 horas
Encerramento: 12 horas, com abraço no lago (gesto concreto) e mística de encerramento
Almoço: 12:30 horas – Haverá comidas para venda e banda animando o horário da refeição

Recomenda-se que seja estudado o subsídio da Romaria (já disponibilizado AQUI no nosso blog), o qual apresenta alguns encontros ligados ao tema e lema, músicas e poesias, o que ajudará os/as jovens a se colocarem com antecedência na postura de romeiro/a.

Esperamos vocês...A Romaria 2011 já começou!

Equipe da Romaria
Coordenação Regional da Pastoral da Juventude
Comissão Regional de Assessores


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aconteceu: Inscrições para o XXI Fest Jovem

Foram realizadas no último domingo, 31, as inscrições das paróquias que participarão do Fest Jovem 2011, que acontecerá no dia 04/09 no Colégio Virgo Potens, Centro.

A sala do CDP Bom Clima estava lotada, e o momento contou com a presença de Jovens de 14 paróquias da Diocese. Foram tiradas dúvidas sobre o dia do evento, houve partilha de experiências sobre o tema/lema, e todos também puderam compartilhar um pouco da expectativa que já toma conta dos PJoteiros em Guarulhos.

Ao final, também foi feita uma Ciranda contra a violência e o extermínio dos Jovens, que em breve será postada por aqui (assim que o vídeo chegar).

Mais do que uma simples competição, a certeza é de que o Fest deste ano será um grande grito de "BASTA" a todas as formas de violência e extermínio de Jovens!

Confira as paróquias que farão parte desta grande festa, que contará nesta edição com 21 apresentações, sendo 10 bandas e 11 coreografias:

  • São Francisco de Assis - Uirapuru
  • Santa Rita de Cássias - Jardim Cumbica
  • Santa Luzia - Parque Alvorada
  • São Francisco de Assis - Nações
  • Santo Antônio de Pádua - Vila Augusta
  • Nossa Senhora de Fátima - Vila Fátima
  • Santo Alberto Magno
  • Santo Antônio - Gopoúva
  • São Vicente de Paulo
  • São Judas Tadeu - Jardim Alice
  • Santa Mena
  • São José
  • Nossa Senhora do Bonsucesso
  • Santo Antônio - Pimentas

Paz e Bem!

1ª Conferência Livre da Pastoral da Juventude - Regional Sul 1

“Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!” 
“Vamos gritar: Chega de violência e extermínio de jovens”
06 DE AGOSTO DE 2011 – ARARAS 
DIOCESE DE LIMEIRA – SUB-REGIÃO CAMPINAS

“Senhor fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida que eu leve a fé.”
Oração de São Francisco


Pjoteiros e Pjoteiras do Regional Sul 1.
Saudações juvenis!

Aproxima-se o momento de nos encontrarmos na 17ª Romaria da Pastoral da Juventude do Regional Sul 1 que acontecerá na cidade de Araras, Diocese de Limeira, Sub-região Campinas. Rostos, culturas, sorrisos, que trazem consigo as realidades, questionamentos, medos e sonhos de várias juventudes do Estado de São Paulo.
Desde 2009, nós da Pastoral da Juventude estamos em marcha Contra o Extermínio de Jovens. Nossa campanha é uma ação articulada com diversas organizações, que visa levar à sociedade o debate sobre as formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens no Brasil e no mundo. Quando olhamos para a realidade de nosso estado, ficamos abismados. Como dito na Carta Manifesto do 2º ERPJ, hoje a violência contra jovens em São Paulo já caracteriza o extermínio de uma geração. Em números absolutos de homicídios, hoje estamos no estado que mais se mata a juventude: somos o primeiro colocado no ranking nacional (2.467 mortes de jovens a cada 100 mil). A invisibilidade social seja pela indiferença ou pelos estigmas atribuídos aos/às jovens empobrecidos/as, sobretudo negros/as, tem gerado ações concretas de violência e morte. Certamente esta posição pouco nos alegra, ou nos orgulha, e nos mostra que é preciso continuar gritando contra a violência e o extermínio da Juventude, contra as estruturas que organizam a exclusão do/a jovem na sociedade e não garantem direitos juvenis, contra as mentiras e injustiças que fundamentam as propostas de redução da idade penal.
Neste contexto de exclusão, violência e de ineficácia do Poder Público para desenvolver políticas públicas de juventude que vejam os jovens como cidadãos com direitos e atores estratégicos no desenvolvimento do estado e do país, encontramos na 2ª Conferência Nacional de Juventude o espaço oportuno para, juntos a outras juventudes e movimentos de juventudes de todo o Brasil, marcharmos, gritarmos, girando o mundo para dizer: “Chega de violência e extermínio de Jovens”, como nos pediu o Padre Gisley.
Em 2008, a 1ª Conferência Nacional de Juventude, que teve como lema “Levante Sua Bandeira”, mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades que devem nortear as ações para a juventude em nível federal, estadual e municipal. A Conferência estimulou a discussão da temática juvenil no âmbito do Poder Público e também da sociedade civil. Agora, nos preparamos para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em dezembro deste ano em Brasília com o lema “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil” e será o momento de afirmar nosso direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional. Nesta nova conferência, podemos definir quais são os direitos das juventudes, quais as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação, assegurando o desenvolvimento do maior número possível de jovens, respeitando, sobretudo, a pluralidade.
Pensando em inserir a juventude da Pastoral da Juventude do Regional Sul 1 neste debate propício para fazer ecoar nosso grito a nível municipal, estadual e nacional, o Grupo de Trabalho do Projeto “ A Juventude quer viver...”, convida você e seu grupo para participar da Conferência Livre da Pastoral da Juventude que será realizada na cidade de Araras, no dia 06 de agosto, às 16h00 (véspera da Romaria). Convidamos você a chegar um dia antes em Araras e, junto conosco, vivenciar este momento de formação, reflexão e celebração em defesa da vida da juventude. Nossa reflexão e debate serão orientados pela Carta Manifesto do 2º ERPJ (Encontro Regional da Pastoral da Juventude) e pelo Texto Base da 2ª Conferência Nacional de Juventude, em especial os eixos 3 e 4.
Na certeza de, a exemplo de Timóteo (2 Tm 4,7) estarmos combatendo o bom combate e lutando como Ester (Ester 7,3) pela vida de nosso povo, esperamos você e seu grupo em Araras para juntos gritarmos “A Juventude quer viver! Chega de Violência e Extermínio de Jovens”

Grupo de Trabalho “A Juventude quer viver...”
Regional Sul 1

Maiores informações, material de estudo e inscrições: www.pjsul1.org.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PJ cria portal sobre a Conferência da Juventude 2011


A PJ Nacional acaba de colocar no ar o site http://conferencia.pj.org.br, um portal todo dedicado a 2ª Conferência Nacional da Juventude (CONJUVE).

Já há uma série de materiais disponíveis, e constantemente o portal será atualizado com todas as informações necessárias para que grupos de jovens e coordenações possam participar do processo da Conferência.

Também foi disponibilizado o e-mail conjuve@pj.org.br, pelo qual se pode manter contato com os representantes da PJ na Comissão Organizadora do CONJUVE.

Maiores informações sobre a Conferência Nacional da Juventude também podem ser obtidas no endereço juventude.org.br.

Então não fique aí parado: a informação pode ser o primeiro passo para uma participação política ativa, para o verdadeiro exercício da cidadania!

Paz e Bem!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Canta e Encanta - Populares - #223

Segunda-feira...Sessão nova no nosso blog!

E começamos com Legião...Solta o som!


Paz e Bem!

Mulheres e a XVII Romaria Estadual

Em agosto, a Lei Maria da Penha (Lei 11.343/06) completa 5 anos de existência.

A Lei Maria da Penha é uma conquista do movimento de mulheres e de todos aqueles que defendem os direitos humanos. Com muita luta, a Lei Maria da Penha foi criada. No entanto, para a lei virar realidade, o Estado e, principalmente, o Judiciário, precisam criar as condições necessárias para a sua efetivação, além de uma conscientização maior de todos nós homens e mulheres que lutam por um mundo melhor.

Com isto, além de vários gestos, atos e sinal de vida que teremos em nossa Romaria, iremos relembrar esta grande conquista das mulheres brasileiras. E como sinal de luta e resistência por muito que ainda temos que conquistar, convidamos cada MULHER presente em nossa Romaria para que coloquem em seus cabelos um acessório - fita, faixa - da cor ROXA, a qual é a cor símbolo do movimento das mulheres, e venham embelezar ainda mais este momento único na caminhada pastoral, onde junto com as atividades permanentes fazemos memória de tantas que se uniram e foram atrás de seus direitos e deveres.