sexta-feira, 30 de setembro de 2011

1ª Conferência Livre Virtual está aberta a participação dos internautas

Esta é mais uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) apresentou a metodologia no dia 13/9, durante sua 26ª Reunião Ordinária, que aconteceu em Brasília nos dias 14 e 15 de setembro. A iniciativa visa fortalecer as capacidades de mobilização, articulação, interatividade e sistematização de propostas da Conferência.

As etapas compreendem dois processos virtuais: o primeiro é o Fórum preparatório permanente, que fica no ar de setembro a novembro. Nessa etapa qualquer cidadã/o poderá se inscrever e participar, realizando emendas ao texto base ou encaminhando propostas e diretrizes pelo endereço eletrônico: www.confjuv.org. Todo o processo acontecerá dentro do site Cidade Democrática. Para a Conselheira Vânia Correia, da Ong Viração, a internet já vem sendo utilizado pelos jovens como forma de participação política, principalmente, por meio das redes sociais. “Você amplia a possibilidade de participação dos jovens na Conferência não somente na etapa presencial, mas também neste novo formato, além de fortalecer essa cultura política de participação por meio virtual”.

O processo de participação inclui mais duas etapas: a Virada Virtual, 24h de debates, apresentações, proposições, transmitidas de diferentes regiões do país, com possibilidade de participação presencial e virtual e o Festival de vídeos com o tema “Olhares da juventude”.

Com informações www.confjuv.org.

Paz e Bem!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PJ Nacional lança 10º ENPJ

A Pastoral da Juventude Nacional lançou no último dia 22 a décima edição de seu Encontro Nacional (ENPJ), que fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012 nas terras da Arquidiocese de Maringá, PR – Regional Sul 2 da CNBB. Será a primeira vez que a região sul do país receberá o ENPJ.

O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ), no seguimento a Jesus, se reúne em uma (arqui)diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil.
São esperados mais de 800 jovens, assessores e convidados, que irão reafirmar sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE 2011-2015) e do Plano de Ação Pastoral da PJ. Embalados pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os participantes celebrarão e se animarão para que, a exemplo de Jesus Cristo, o jovem de Nazaré, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude.
Segundo o Secretário Nacional da PJ, o jovem Thiesco Crisóstomo, “a décima edição do ENPJ será um marco na caminhada da PJ, pois vai potencializar a ação pastoral realizada há mais de trinta anos na Igreja do Brasil. Momento de favorecer com que os participantes possam partilhar, celebrar e assumir a caminhada como Igreja Jovem”.
O encontro acontecerá no Centro de Formação Bom Pastor e contará com o apoio da Arquidiocese de Maringá e da CNBB do Regional Sul 2. As parcerias para a atividade estão sendo finalizadas, assim como a proposta metodológica e nomes de assessorias.
A PJ de Maringá e do Regional Sul 2 está desenvolvendo um trabalho de preparação da atividade, visando o envolvimento dos grupos de jovens de todo o estado do Paraná. As expectativas em receber o ENPJ são muitas, para o vice-coordenador da PJ em Maringá, o jovem Gelinton Batista, “o encontro será momento especial na caminhada dos milhares de grupos de jovens de todo Brasil, que acreditam na Civilização do Amor e buscam em Cristo o jeito jovem de ser Igreja”.

Preparativos

Inspirados na iluminação bíblica do ENPJ, no evangelho de João 13, 1, “Jesus, tendo amado os seus, amou-os até o fim!”, milhares de jovens pertencentes aos grupos organizados em todo país, estarão em sintonia com a atividade realizando encontros preparatórios a partir de subsídios elaborados pela equipe de organização. Em breve será lançado o primeiro subsídio, aguardem!
Para ter acesso a outras informações da atividade, como oração, hino, histórico do ENPJ e também para deixar seu recado, acesse o hotsite do encontro no endereço: http://www.pj.org.br/enpj.
O desejo da Coordenação Nacional da PJ com o lançamento do hotsite é que a juventude possa ter um espaço para vivenciar a preparação e estar em sintonia com o ENPJ, uma das principais atividades da juventude católica no Brasil. Para participar do evento, jovens e assessores deverão ser indicados por suas dioceses e/ou regionais.
Agora é conferir o novo espaço de comunicação e juntos continuar construindo mais um ENPJ. Que com certeza será nota 10!


Paz e Bem!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CNBB escolhe lema da CF 2013

"Eis-me aqui. Envia-me" (Is 6,8). Este é o lema da Campanha da Fraternidade de 2013, escolhido na última quarta-feira (21) pelo bispos integrantes do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema da Campanha da fraternidade de 2013 será "Fraternidade e Juventude".

Também em 2013 acontecerá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, quando jovens do mundo inteiro se encontrarão com o Papa Bento XVI. O tema da JMJ será "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19).


Paz e Bem!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Juventude de Guarulhos celebra a passagem da Cruz e do Ícone da JMJ

Fotógrafo: João Machado
E aí galera PJoteira...

Nesta última sexta-feira, 23, a Diocese de Guarulhos viu passar por ela a Cruz e o Ícone peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, que foram entregues aos Jovens pelo Papa João Paulo II em 1984. E foi uma grande festa, organizada pelo Setor Juventude diocesano.

Fotógrafo: João Machado
Por volta de 1.300 pessoas participaram da acolhida na Capela Nossa Senhora do Rosário e procissão por ruas do Centro da cidade. Após, foi celebrada uma Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, que não comportou a multidão.

Durante a madrugada, em vigília, os Jovens tiveram a oportunidade de adorar a Santa Cruz, rezar o Terço, e até mesmo tirar fotos de recordação, entre outras atividades que viraram o dia até as 8 da manhã.

Fotógrafo: João Machado
Às 10:30 da manhã, depois da Santa Missa, chegava a hora de entregar os símbolos peregrinos aos Jovens da próxima diocese a recebê-los, São Miguel Paulista. Porém, uma coisa é certa: os sinais de Cristo que João Paulo II deixou, e que Bento XVI nos confiou para 2013, deixaram mais do nunca as marcas da Juventude Católica gravadas em nossa Diocese!

A passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora repercutiram pela cidade...
- Jornal Folha Metropolitana - Edições de 24 e 25 de setembro

Mais notícias, vídeos e fotos sobre este evento e outros organizados pelo Setor Juventude de nossa Diocese, você ainda pode acompanhar pelo blog:

Paz e Bem!