sexta-feira, 29 de julho de 2011

Com a palavra, Dom Pedro Casaldáliga

Para fecharmos bem a semana, Dom Pedro Casaldáliga, e nenhuma palavra mais...



Paz e Bem!

Inscrições abertas para o Espaço de Coordenadores/as do Anchietanum

...O Espaço de Coordenadores/as é um instrumento para a formação das lideranças jovens. É um espaço de troca de experiências e de aprendizado, construído a partir da realidade dos grupos de jovens. Ele tem a intenção de oferecer ferramentas e recursos metodológicos para o trabalho dos/as coordenadores/as, trazendo sempre as reflexões mais recentes a respeito do fenômeno juvenil e da realidade pastoral.

O Espaço acontece em quatro eixos temáticos baseando-se nas cinco dimensões da formação integral:
- METODOLOGIA
- MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE
- CIDADANIA
- RELAÇÕES HUMANAS

E pra quem quer conhecer melhor esta oportunidade única de vivência pastoral, as inscrições estão abertas...


Mais informações: www.anchietanum.com.br

Paz e Bem!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Inscrições Fest Jovem 2011

PJoteiros, aí vem ele! Já estamos com os motores a todo vapor, rumo a mais um Fest Jovem, o maior evento da PJ de nossa Diocese (já deu pra ver o cartaz na barra lateral do blog, né?!). Como estão ensaios, passos, músicas...?

E, como previsto no calendário (já deu também pra ver ele no menu do blog, né?!), neste próximo fim de semana acontecerá a REUNIÃO PARA INSCRIÇÕES DAS COREOGRAFIAS E BANDAS. Então, anota aí:

Dia: 31 de julho de 2011
Horário: das 10 às 12 horas
Local: CDP Bom Clima
Obs.: Enviar as pendências no e-mail da PJ (pjdiocesedeguarulhos@gmail.com) e entregar nesse dia o que está descrito no Regulamento 2011 do Fest. Atenção ao regulamento meu povo!!!

Clique AQUI para fazer o download do Regulamento
Clique AQUI para fazer o download da ficha de inscrição - bandas
Clique AQUI para fazer o download da ficha de inscrição - danças

Ainda sobre o Fest, o local foi alterado. Inicialmente, o festival iria realizar-se no Thomeuzão, entretanto, pela melhor localização e para dar mais qualidade ao evento, este ano o Colégio Virgo Potens, no Centro, irá acolher a Juventude PJoteira.

Aproveitando, coordenador, você já cadastrou seu grupo aqui no nosso blog? Então não perca tempo! Em breve os grupos começarão a aparecer por aqui, e o seu não pode ficar de fora, né não?! É só clicar em "cadastro" no menu do blog...

É isso.

Paz e Bem!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PJoteirAS...

"E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher..."
(Gn 2,22)

A Paz, A Esperança, A Luta, A Vitória...

...A Mulher, mais do que sempre, está em alta nos debates PJoteiros. É só olhar, e nem precisa ser tão atento assim: Romaria Estadual - "Maria, Mulher que gera vida e libertação"; DNJ - "Juventude e Protagonismo Feminino: Jovens mulheres tecendo relações de vida"...

Assim, é tempo (mais do que sempre) de celebrar todas as mulheres que fizeram e fazem muito parte da construção da Civilização do Amor. Paulas, Cristinas, Bárbaras, Rebecas, Anas, Marias, cada PJoteira...Dorothys...

Segue compartilhado um exemplo de martírio, de luta por seus ideais, de vida, para vivermos o mais intensamente possível a preparação para os próximos eventos...
----------------------------------------------


DOROTHY MAE STANG,
símbolo de luta defensora das reservas e das unidades de conservação

Sobre a Irmã Dorothy...

Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy, foi uma freira norte-americana naturalizada brasileira.
Pertencia às Irmãs de Nossa Senhora de Namur, congregação religiosa fundada em 1804 por Santa Julie Billiart (1751-1816) e Françoise Blin de Bourdon (1756-1838). Esta congregação católica internacional reúne mais de duas mil mulheres que realizam trabalho pastoral nos cinco continentes.
Ingressou na vida religiosa em 1948, e emitiu seus votos perpétuos – pobreza, castidade e obediência – em 1956. De 1951 a 1966 foi professora em escolas da congregação: St. Victor School (Calumet City, Illinois), St. Alexander School (Villa Park, Illinois) e Most Holy Trinity School (Phoenix, Arizona).
Em 1966 iniciou seu ministério no Brasil, na cidade de Coroatá, no estado do Maranhão. Irmã Dorothy estava presente na Amazônia desde a década de 70 junto aos trabalhadores rurais da região do Xingu. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da Transamazônia. Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região. Atuou ativamente nos movimentos sociais no Pará.
A sua participação em projetos de desenvolvimento sustentável ultrapassou as fronteiras da pequena Vila de Sucupira, no município de Anapu, no estado do Pará, a 500 quilômetros de Belém do Pará, ganhando reconhecimento nacional e internacional.
A religiosa participava da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a sua fundação e acompanhou com determinação e solidariedade a vida e a luta dos trabalhadores do campo, sobretudo na região da Transamazônica, no Pará. Defensora de uma reforma agrária justa e consequente, Irmã Dorothy mantinha intensa agenda de diálogo com lideranças camponesas, políticas e religiosas, na busca de soluções duradouras para os conflitos relacionados à posse e à exploração da terra na região Amazônica.
Dentre suas inúmeras iniciativas em favor dos mais empobrecidos, Irmã Dorothy ajudou a fundar a primeira escola de formação de professores na Rodovia Transamazônica, que corta ao meio a pequena Anapu. Era a Escola Brasil Grande.
Irmã Dorothy recebeu diversas ameaças de morte, sem deixar intimidar-se. Pouco antes de ser assassinada declarou: "Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar". 
Ainda em 2004 recebeu premiação da Ordem dos Advogados do Brasil (seção Pará) pela sua luta em defesa dos direitos humanos.

Falecimento

A Irmã Dorothy Stang foi assassinada, com sete tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, às sete horas e trinta minutos da manhã, em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no estado do Pará, Brasil.
Segundo uma testemunha, antes de receber os disparos que lhe ceifaram a vida, ao ser indagada se estava armada, Ir. Dorothy afirmou "eis a minha arma!", e mostrou a Bíblia Sagrada. Leu ainda alguns trechos das Sagradas Escrituras para aquele que logo em seguida lhe balearia.
No cenário dos conflitos agrários no Brasil, seu nome associa-se aos de tantos outros homens, mulheres e crianças que morreram e ainda morrem sem ter seus direitos respeitados.
O corpo da missionária está enterrado em Anapu, Pará, Brasil, onde recebeu e recebe as homenagens de tantos que nela reconhecem as virtudes heróicas da matrona cristã.


terça-feira, 26 de julho de 2011

PJ lança roteiro para a JMJ 2011

A PJ do Brasil acaba de lançar, para celebração pelos grupos de base durante o mês de agosto, um roteiro de encontros baseados na Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá nesse mesmo mês, em Madri, Espanha.

A intenção é fazer com que todos os Jovens, peregrinos ou não, possam viver intensamente o lema da JMJ, "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé". São alguns encontros, um Ofício Divino e textos, que sob influência do sangue dos mártires, da devoção mariana e da mística encarnada e libertadora, apresentam os elementos para que a Jornada possa marcar o coração do povo brasileiro.

Então está aí mais um material para trabalho nos grupos, além de ser uma oportunidade única para vivermos, aqui ou lá, este momento central da Juventude Católica mundial.

Segue a carta de apresentação do subsídio.

Paz e Bem!

(Clique AQUI para baixar o roteiro)
----------------------------------------------

Estamos as vésperas da Jornada Mundial da Juventude, e queremos com a mesma firmar nosso propósito na experiência do encontro com o Cristo Ressuscitado, que passa pela Jornada, mas sobretudo deve se mover para o encontro concreto com o/a próxima em suas localidades.
São nos grupos de Jovens das comunidades, nas escolas, no campo, nas favelas, nos grupos de arte, teatro, música, nos guetos, no hip hop, entre tantas expressões juvenis, que o Cristo se comunica para além dos muros da Igreja, portanto “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7) como propõe a temática da jornada, somos convidados a viver a pré-jornada, a jornada e sobretudo a pós-jornada, sendo discípulos/as missionários/as em vista de uma sociedade mais justa e fraterna, e protagonistas da construção do Reino de Deus, no hoje e agora, como algo possível e construído pelas nossas mãos, que devem ser comprometidas com o sofrimento do povo, em busca da civilização do amor.
Propondo estar em sintonia com os/as jovens dos diferentes países, que estarão na Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se em agosto de 2011 na cidade de Madri – Espanha, a Pastoral da Juventude do Brasil, preparou para seus grupos de jovens um Roteiro com encontros, um Ofício Divino e alguns textos, que apresentam os elementos para que a Jornada não tenha um fim em si mesma, ao contrário, que ela possa trazer elementos que marquem o coração do povo brasileiro, o sangue dos martíres, a devoção mariana e a mística encarnada e libertadora.
Façamos desse material, mais uma possibilidade de diálogo com a Campanha da Fraternidade, com as atividades permanentes (Semana da Cidadania, Semana do Estudante e Dia Nacional da Juventude), buscando ser verdadeiros cuidadores e cuidadoras do planeta, respeitando e valorizando nossa diversidade cultural e sermos de fato jovens mulheres e homens que tecem relações de vida.

Brasil, 25 de julho de 2011.

Pastoral da Juventude


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Semana do Estudante 2011

Fala galera PJoteira! Tudo certinho? "Bora" começar a segunda-feira?

E pra começar mais uma semana, vamos falar de...Semana! Semana do Estudante 2011...

A Semana do Estudante acontece anualmente próxima ao dia 11 de agosto, Dia do Estudante, e tem como objetivo provocar uma movimentação Jovem e dar oportunidade para que a Juventude vivencie com maior envolvimento esta data tão importante.

Neste ano ela será celebrada (em nossa Diocese, a nível paroquial) entre os dias 08 e 14 de agosto, e terá como tema "Juventude Negra e Indígena: comunidades de resistência", e como lema "Dos tambores e cirandas à luta pela vida". A proposta é a discussão em torno da situação destas duas grandes comunidades, negra e indígena, culturas historicamente excluídas.

E para uma melhor vivência do tema/lema propostos, as Pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJR e PJMP), juntamente com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, já lançaram o subsídio da Semana do Estudante. Portanto, mãos à obra! É só baixar, estudar, e se organizar! "Bora simbora" Juventude!!!

Clique AQUI para baixar o subsídio (cartilha)

Paz e Bem!
(Você sabe o que este cumprimento significa???)