terça-feira, 26 de julho de 2011

PJ lança roteiro para a JMJ 2011

A PJ do Brasil acaba de lançar, para celebração pelos grupos de base durante o mês de agosto, um roteiro de encontros baseados na Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá nesse mesmo mês, em Madri, Espanha.

A intenção é fazer com que todos os Jovens, peregrinos ou não, possam viver intensamente o lema da JMJ, "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé". São alguns encontros, um Ofício Divino e textos, que sob influência do sangue dos mártires, da devoção mariana e da mística encarnada e libertadora, apresentam os elementos para que a Jornada possa marcar o coração do povo brasileiro.

Então está aí mais um material para trabalho nos grupos, além de ser uma oportunidade única para vivermos, aqui ou lá, este momento central da Juventude Católica mundial.

Segue a carta de apresentação do subsídio.

Paz e Bem!

(Clique AQUI para baixar o roteiro)
----------------------------------------------

Estamos as vésperas da Jornada Mundial da Juventude, e queremos com a mesma firmar nosso propósito na experiência do encontro com o Cristo Ressuscitado, que passa pela Jornada, mas sobretudo deve se mover para o encontro concreto com o/a próxima em suas localidades.
São nos grupos de Jovens das comunidades, nas escolas, no campo, nas favelas, nos grupos de arte, teatro, música, nos guetos, no hip hop, entre tantas expressões juvenis, que o Cristo se comunica para além dos muros da Igreja, portanto “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7) como propõe a temática da jornada, somos convidados a viver a pré-jornada, a jornada e sobretudo a pós-jornada, sendo discípulos/as missionários/as em vista de uma sociedade mais justa e fraterna, e protagonistas da construção do Reino de Deus, no hoje e agora, como algo possível e construído pelas nossas mãos, que devem ser comprometidas com o sofrimento do povo, em busca da civilização do amor.
Propondo estar em sintonia com os/as jovens dos diferentes países, que estarão na Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se em agosto de 2011 na cidade de Madri – Espanha, a Pastoral da Juventude do Brasil, preparou para seus grupos de jovens um Roteiro com encontros, um Ofício Divino e alguns textos, que apresentam os elementos para que a Jornada não tenha um fim em si mesma, ao contrário, que ela possa trazer elementos que marquem o coração do povo brasileiro, o sangue dos martíres, a devoção mariana e a mística encarnada e libertadora.
Façamos desse material, mais uma possibilidade de diálogo com a Campanha da Fraternidade, com as atividades permanentes (Semana da Cidadania, Semana do Estudante e Dia Nacional da Juventude), buscando ser verdadeiros cuidadores e cuidadoras do planeta, respeitando e valorizando nossa diversidade cultural e sermos de fato jovens mulheres e homens que tecem relações de vida.

Brasil, 25 de julho de 2011.

Pastoral da Juventude


Nenhum comentário: