quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aconteceu: II ERPJ


Juventude em marcha
contra a violência
Com Maria na opção pela vida!

Aconteceu nos dias 08, 09, 10, 11 e 12 de julho o II Encontro Regional da Pastoral da Juventude. O encontro começou na noite de quarta-feira na UniSantana, na zona norte de SP. Cerca de 150 jovens, delegados(as) de várias cidades do Estado se reuniram para discutir e descobrir questões da realidade dos jovens.

Contamos com a assessoria de Márcio Camacho, Marcelo Naves, Rogério de Oliveira, Rinaldo H. Gachet e Ir. Manoela Nunes. Com a presença da Secretária Nacional da PJ Hildete Emanuelle , da Representante Estadual Roberta Agustinho e ainda do Bispo referencial da juventude no regional Dom Altieri e o Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer.

A Diocese de Guarulhos esteve presente com 12 delegados(as), sendo eles: Leandro - P. S. Antônio (Gopoúva), Gabriele e Ingrid - P. N. Senhora do Rosário, Ada - P. Santo Alberto Magno, Orlando - P. São Vicente de Paulo, Luis e Adriella - P. S. Francisco de Assis (Nações), Taís, Vinicius, Marcos, Fernando e Andréa - Eq. Diocesana da PJ.

Na universidade o encontro durou até sexta-feira, onde pudemos vivenciar momentos ímpares na caminhada da pastoral, participar de oficinas, noite cultural e momentos de espiritualidade. No sábado os jovens delegados(as) foram encaminhados para as missões em várias dioceses e regiões episcopais de São Paulo, tais como: Guarulhos, Brasilândia, Belém, Campo Limpo e Sé.

Os jovens conheceram cada realidade, comunidades, famílias e histórias mais de perto, ainda com a chuva incessante e forte que caia no sábado, os jovens foram perseverantes na proposta da missão.


No domingo, dia 12, o encontro encerrou-se com a tradicional Romaria da Juventude, que trouxe como lema: Com Maria na opção pela vida. Caminhamos da praça da Sé até o
Memorial da América Latina, segundo a PM estiveram presentes cerca de 3 mil jovens e a Diocese de Guarulhos marcou presença com sua juventude sempre bela e alegre.

Na caminhada demos nosso grito em favor da vida e contra toda forma de violência e violação dos direitos da juventude. Cantamos e dançamos clássicos da caminhada, lembramos os mártires e fizemos memória de Padre Gisley, um certo amigo da juventude!

Gostaríamos de agradecer a participação e a amizade de todos os delegados que estiveram representando a nossa juventude e ainda a toda PJ Diocesana que ergueu com orgulho a bandeira de da Diocese de Guarulhos.

E agradecer em especial aos jovens da Paróquia Nossa Senhora do Loreto e São Francisco Uirapuru que acolheram os jovens missionários em nossa Diocese, que esta experiência seja motivação para a caminhada e que possamos vivenciar e propagar o Evangelho desta maneira sempre jovem.

Que no decorrer de nossa caminhada possamos continuar gritando contra o extermínio da juventude, a exemplo do próprio Cristo, assumamos nossa posição em favor da vida e dos direitos da juventude.

Paz e Bem.
Equipe Diocesana da Pastoral da Juventude.

---

Veja o vídeo do II ERPJ!

Carta Manifesto do II ERPJ!

Para ver mais fotos visite nosso perfil no Orkut!

Um comentário:

pj_uirapuru@hotmail.com disse...

Nós da Pároquia São Francisco de Assis- Uirapuru agradecemos a visita e saibam as portas estão abertas precisando só chamar!