segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fica a dica..."Lectio Divina"

E aí PJoteiro, tudo em ordem? Como foi de "fds"? Tomara que muito bem...

Mas agora vem a semana: trabalho, para alguns férias, para outros estudos, outras tantas coisas pra fazer...Então, pra começar a segunda-feira dando força pra tudo isto, aqui vai a dica da vez: a "Lectio Divina"!

Poxa, que legal!...Hummm...Sei...Ahnnnn...O que é mesmo essa parada aí?

"Simbora" que o PJ Guarulhos te explica...

Você deve ter percebido (tomara) que este blog mantém do lado direito uma memória pra gente lembrar (ao menos) a liturgia do último domingo. Além disso, a Pastoral mantém na Diocese Escolas Bíblicas periódicas, sem contar o fato de a Bíblia ser material obrigatório em qualquer reunião de grupo.
Pois bem, a Lectio Divina, ou Leitura Orante, é um método de oração baseado na leitura da Bíblia. Porém, não só uma leitura simples, mas uma leitura também meditativa, orante, contemplativa, e que deve levar a um resultado prático, uma ação (isto em bem rápidas palavras).

E é exatamente no intuito de auxiliar a Juventude nesta Leitura Orante que existe o Lectionautas Brasil, um programa para internautas Jovens que oferece itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos e missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina, adaptada a uma linguagem mais Jovem.
O Lectionautas trata-se de um esforço conjunto do CEBIPAL/CELAM (Centro Bíblico para a Amárica Latina/Comissão Episcopal Latino Americana) e as Sociedades Bíblicas Unidas a serviço da Igreja Católica na América Latina e Caribe, e foi assumido pela CNBB em 2009. É articulado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, a Comissão Episcopal Pastoral para o Lacaito - Setor da Juventude, e a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social - Setor Universidades. Além da CNBB, também é parceira no projeto a Sociedade Bíblica do Brasil.

Mas você quer saber mais sobre a Leitura Orante? Está facinho: visita lá...
Dá uma "zoiada" e aproveita!
----------------------------------------------

E não vai se distrair lá e esquecer da data limite pra mandar o nome e ir na Romaria junto com a Diocese: é só até 15 de julho galera...

Paz e bem!

Nenhum comentário: