quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aconteceu...Seminário Nacional de Jovens Comunicadores


No último fim de semana (18 à 20), em Brasília/DF, em um esforço conjunto das Comissões Episcopais Pastorais para a Juventude e para a Comunicação, aconteceu o Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, com o tema "Jovens Católicos: Comunicação que transforma Vidas". Este é o primeiro de três que serão realizados pela Comissão para a Juventude.
Mais de 200 Jovens de todo o Brasil participaram e puderam refletir, entre outros assuntos, o papel do comunicador Jovem católico, seja na Igreja ou profissionalmente, e a importância das redes sociais. Também foram passadas pela CNBB orientações a respeito da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Estiveram presentes, entre outras autoridades, Dom Eduardo Pinheiro (bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande/MS e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude), Dom Dimas Lara (arcebispo também da arquidiocese Campo Grande/MS e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação), Dom Leonardo Ulrich (bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília/DF e secretário-geral da CNBB) e Pe. Sávio da Costa (assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude). Ainda, participou via vídeo conferência, de Roma, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.

"Não vivemos uma época de mudanças, mas uma mudança de época, na qual não dá para não falar de comunicação", refletiu D. Eduardo. "Nós católicos comunicamos vida. Precisamos evitar a corrupção do país comunicando verdade", afirmou D. Leonardo.

Também tiveram destaque, palestrando, a Profª. Drª. Elisabeth Saad (titular do departamento de jornalismo e editoração da ECA-USP), que falou sobre a chamada "geração Y", e, em especial, o Profº. Dr. Pe. Antonio Spadaro, SJ (diretor da revista Civiltà Cattolica, consultor para os Pontifícios Conselhos para as Comunicações Sociais e para a Cultura e professor da Universidade Gregoriana), que veio de Roma especialmente para o seminário. Suas profundas reflexões sobre a utilização das redes sociais e a relação entre conexão e comunhão provocaram o pensamento dos Jovens presentes.

"A internet não é mais um instrumento, mas um ambiente, um espaço de experiência, que cada vez mais está se tornando parte integrante da nossa vida cotidiana, podemos dizer, um novo contexto existencial". Sobre a evangelização pela rede, conexão e comunhão, colocou o Pe.: "Não basta colocar frases do Evangelho no seu perfil do Facebook; eu devo partilhar a minha vida. Não basta colocar imagens religiosas, mas eu sou a imagem religiosa, com as minhas escolhas, as do dia-a-dia".

A PJ Guarulhos esteve presente no seminário, junto com expressões e representantes das Pastorais da Juventude dos mais diversos locais do país.

Mais informações sobre o que aconteceu no Seminário Nacional de Jovens Comunicadores podem ser obtidas no site Jovens Conectados ou da PJ Sul1.

Paz e Bem!

Nenhum comentário: