segunda-feira, 27 de junho de 2011

Você sabia...

...que dia 21 de junho é (na verdade, foi) o dia de SÃO LUIZ GONZAGA, padroeiro da Juventude (e não do forró)?


Pois é...Muitos Jovens não conhecem sequer o seu santo padroeiro, quanto mais sabem qual é o seu dia. Então, aqui vai um tiquinho de informação pra você PJoteiro...


Nascido em Castiglione delle Stiviere, na Lombardia, Itália, no dia 9 de março de 1568, Luiz era o mais velho dos filhos do marquês de Castiglione, sendo assim herdeiro daquele feudo. A ambição do seu pai era que ele fosse um grande líder militar, tanto que o enviou a um campo de batalha já com 4 anos de idade.

Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes. Na idade de 7 anos Luiz experimentou uma visão espiritual e decidiu perseguir a vida religiosa. Dizia suas preces matinais e a noite desde sua infância, e passou a recitar o Ofício da Bem-aventurada Virgem Maria todos os dias, bem como os sete Salmos penitentes e outras devoções.

Quando tinha 9 anos tomou os votos de castidade. Com 11, decidiu renunciar aos títulos e propriedades que tinha herdado. Logo depois, contraiu um dolorosa doença renal que o atormentou pelo resto de sua vida, mas o deu uma desculpa para gastar mais tempo em orações e ler a vida dos santos. Começou a praticar severos e austeros jejuns com pão e água e não acendia fogo ao orar no inverno. Inspirado por um livro de missionários jesuítas na Índia, ele começou a se preparar com a idade de 12 anos para ser um missionário jesuíta. Reuniu um grupo de jovens pobres e começou a ensiná-los o catecismo durante os feriados de verão em Castiglione.

Aos 14 anos Luiz resolveu entrar na Companhia de Jesus. Então ele teve uma grande provação por parte do seu pai, que ao saber que desejava ser sacerdote não só o desaconselhou, mas também passou a levá-lo em festas e eventos da corte, até que perguntou ao filho: "Ainda segue desejando ser sacerdote?"; "É isto que penso noite e dia", respondeu o jovem e perseverante santo.

Em 25 de novembro de 1585 ele recebeu o noviciado jesuíta na Casa de Santo André. Como tinha sua saúde abalada, os jesuítas ordenaram que moderasse a sua austeridade. Ele era obrigado a descansar, comer mais e era proibido de rezar fora dos horários. Foi mais tarde enviando a Milão para mais estudos e teve uma visão numa oração matinal que não viveria muito mais. Isto encheu seu coração de glória e alegria. A sua saúde debilitada forçou o seu retorno a Roma. No ano seguinte a praga tomou conta daquela cidade. Os jesuítas abriram um hospital e a Luiz foi permitido ajudar os pacientes, banhá-los e cuidar deles. Ele contraiu a praga e surpreendentemente sobreviveu após receber os últimos sacramentos.

Uma noite Luiz caiu em êxtase, e passou toda aquela noite neste estado, dizendo ao seu confesso que iria morrer na oitava de Corpus Christi. Chegado o dia, ele estava muito melhor, e o Reitor falou até em enviá-lo a Frascati. Mas Luiz manteve a sua crença que iria morrer naquele dia e pediu a extrema unção. Logo depois ficou imóvel, às vezes murmurando "em suas mãos, Oh Senhor", e com olhos fixos no crucifixo ele faleceu, no dia 21 de junho de 1591, com 23 anos.

Sua biografia bem como suas cartas e escritos mostram um caráter e um espírito religioso sem comparação, assim como o foi Luiz modelo de pureza para todos os Jovens. Ele foi enterrado debaixo do altar da Capela de Santo Inácio de Loyola, em Roma.

Beatificado em 1605 e canonizado em 1726, o Papa Benedito XIII o declarou padroeiro dos estudantes Jovens, e Pio XI o proclamou PADROEIRO DA JUVENTUDE CRISTÃ.

Este foi São Luiz Gonzaga...

Nenhum comentário: